Histórico

Curionópolis
Pará – PA

Histórico
Curionópolis originou-se, como município, do desdobramento do Município de Marabá, surgido de um aglomerado de pessoas, que no final da década de 70, se localizou no km 30 da rodovia PA-275, na expectativa de trabalho, com a implantação do Projeto Ferro Carajás, na construção da estrada de ferro Carajás – Ponta da Madeira ou em busca de ouro, nas dezenas de pequenos garimpos que proliferaram na região.
Com a ocorrência de ouro na Serra Pelada, no início dos anos 80, Curionópolis consolidou-se como núcleo de apoio a essa atividade e como local de residência das mulheres e filhos de garimpeiros que à época, eram impedidos de ingressar na Serra Pelada.
Desenvolveu-se, assim, um comércio diversificado e um setor de serviços: hotéis, pensões, bares, lanchonetes, boites e outros, que consolidou Curionópolis como povoação, definitiva, mesmo depois que o ouro daquele garimpo escasseou.
Em 10 de maio de 1988, através da Lei Estadual nº 5.444, Curionópolis foi elevado à condição de município. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1989, com a posse do prefeito Salatiel Almeida, eleito em 15 de novembro de 1988.
O nome Curionópolis foi escolhido em homenagem ao Major Curió, que exerceu grande autoridade e liderança sobre os garimpeiros, no período de 1981-1982, quando era coordenador do garimpo de Serra Pelada.
O Município é construído somente do distrito-sede.

Gentílico: curionopolense

Formação administrativa
Elevado à categoria de município, o distrito com a denominação de Curinópolis, pela lei estadual nº 5444, desmembrado de Marabá. Sede no atual distrito de Curinópolis ex-Povaodo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.
Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte

IBGE