Câmara de Curionópolis aprova Projeto que aumenta o salário dos ACS e ACE

publicado: 03/08/2022 17h08,
última modificação: 03/08/2022 17h08

Em Sessão Extraordinária realizada na sede do Poder Legislativo de Curionópolis, na manhã desta quarta-feira, dia 03, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 05/2022 que altera a Lei Completar de nº 09/2020, esse projeto regulamenta o exercício das atividades de Agente de Comunitário de Saúde (ASC), e Agente de Combate a Endemias (ACE).

Em síntese o projeto beneficia os profissionais das duas categorias com equiparação salarial dentro do piso nacional. Essa é a segunda conquista dos ACS e ACE neste ano, a primeira foi em fevereiro, quando a gestão municipal efetivou os profissionais garantindo estabilidade, depois de uma espera de quase 20 anos.

Quanto a votação do Projeto, essa contou com aprovação de todos os vereadores presentes, e foi comemorada pelos profissionais que presenciaram a Sessão. A ACS Maria Lucente Duarte, que a há 13 anos exerce a atividade no município esteve na Plenária atenta durante toda Sessão, e ao final falou do seu sentimento com mais essa conquista. “Eu me sinto muito feliz e alegre por ter o trabalho reconhecido e valorizado”, comentou a ACS.

O vereador João Paulo (União Brasil), parabenizou a gestão e fez um pedido: “Peço que o Poder executivo continue valorizando esses, e todos os pressionais que fazem muito bem o serviço público de Curionópolis”.
O presidente da Câmara, vereador Magno Santos (MDB), também falou da valorização e disse que esse é um passo importante dado pela gestão municipal que irá refletir no atendimento e no bom desempenho dos profissionais: “Sabemos que o reconhecimento e a valorização servem como incentivo e motivam ainda mais o exercício digno da profissão, o que já vinha sendo feito pelos ACS e ACE, e com certeza irá continuar fazendo parte do trabalho desses profissionais”, disse o presidente.