Jocenilde Oliveira da Silva-2° Secretária

ver.jocenildeoliveira@cmcurionopolis.pa.gov.br

Partido

MDB

Compete ao vereador elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo. Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento.

Biografia:  Jocenilde Oliveira da Silva nasceu em Imperatriz do Maranhão aos 08/01/1968 filha do Sr Josias Fernandes da Silva, maranhense e da Senhora Antonia Oliveira da Silva natural do Ceará. Tem 4 irmãos uma do  sexo feminino é 3 do sexo masculino, todos nascidos e criados em Imperatriz do Ma, Jocenilde Oliveira ( popular Nilde) estudou em escolas públicas desde a primeira série até o segundo grau como eram denominados na época. Aos 18 anos saiu do lado de sua família e veio morar no Para, precisamente em Curionopolis popularmente conhecido por Km 30. Veio a convite de uma cooperativa educacional criada por uma associação comercial presidida pela Sr Eliane Epaminandos. (Escola Carajás), onde trabalhou como professora de educação infantil  e ministrando  aulas de redação por aproximadamente  5 anos, durante o mesmo período começou a dar aulas de substituição de professores da rede estadual de ensino,  sua primeira substituição foi da então professora Iraides Campos. E assim iniciou-se uma jornada de 27 anos de trabalho.

Professora de magistério teve a oportunidade de participar de um vestibular feito pelo estado onde  o saudosos ex-governador Almir Gabriel deu a oportunidade aos professores terem sua  formação continuada através de uma seleção que graças a Deus foi aprovada e  pode cursar uma faculdade pela UEPA. Formou-se em Ciências Naturais com especialização em Biologia no ano de 2005. Outra coisa que muito marcou sua vida foi ter sida aprovada em um concurso para enfim,  ter estabilidade em seu trabalho depois de quase 14 anos de contrato temporário. Em sua atuação de professora conseguiu conciliar em sua vida a política, resolve participar diretamente,  sendo candidata a vereadora por acreditar em melhorias e desenvolvimento para sua amada Curionopolis. Em sua primeira candidatura ficou suplente pelo partido verde PV em seguida sendo candidata pela PMDB foi eleita pela primeira vez com votação expressiva a mais votada dos 11 eleitos e assim sucessivamente eleita por mais 3 pleitos totalizando neste que legislo 4 mandatos de vereadora. Com alegria diz também ser evangélica  da IPB Igreja Presbiteriana de Curionopolis há mais 25 anos. Acredita muito em Deus e tem a plena consciência de que Ele reina sobre tudo.

Foi proprietário  socia  da primeira escola particular regularizada na cidade Escola de Ensino Infantil é Fundamental Caminho do Futuro pela qual tem orgulho de ter nos dias atuais  vários profissionais de auto nível que estudaram na unidade. Motivo de muito orgulho e gratidão.